A China monitora o mundo

Malter
8 min readJul 22, 2020

--

Imagem de BBC News

Eu sempre fui familiarizado com computadores no geral. Desde criança eu sempre gostei muito de toda essa área, programação, computação, etc, mas em 2018 aconteceu algo comigo que se não tivesse acontecido, eu não estaria fazendo esse artigo. Eu conheci o Baboo (Aurélio Baboo), ele é um Most Valuable Professional da Microsoft, e ele mudou a minha mentalidade de como usar a internet com esse vídeo aqui:

Nesse vídeo, ele fala sobre a farsa de otimizadores de computadores, como os produtos da IOBit que é dona de programas como o Driver Booster que provavelmente você conhece. Dentre milhares de fatos e estatísticas mostradas no vídeo ele falou sobre a China , até ele ter falado sobre a China, para mim a China era apenas um país normal, que todo mundo zoava de “pastel de flango” e que comiam algumas coisas bizarras, mas percebi que era algo bem mais sério.

No vídeo ele disse uma coisa muito importante:

“Quem entende de segurança digital, nunca vai usar ou recomendar qualquer programa de origem ou ligação chinesa.”

Nessa época eu não sabia de muita coisa sobre política, eu tinha algumas opiniões mas meu foco era computação no geral. Como eu sempre usei a minha vida inteira esses produtos como da IOBit, eu fui convencido de que não era uma boa ideia usar esses softwares, mas eu não fui buscar a fundo o porquê não era uma boa ideia usar produtos chineses.

Porém com o tempo eu fui largando um pouco o foco de computação e comecei a estudar mais sobre política, economia e os acontecimentos do mundo geral, foi aí que eu entendi o que o Aurélio Baboo queria dizer com a China.

A China monitora o mundo e isso não é novidade

Recentemente o jogo Valorant foi lançado, o jogo é de propriedade da Riot que também é dona do League of Legends, mas até aí tudo bem. Todo mundo “hypado”, inclusive eu um pouco, queria ver se era aquilo tudo mesmo que estavam falando, porém alguns dias depois que eu consegui a chave de acesso do jogo começou a surgir vários relatos de pessoas no Twitter e principalmente do Reddit falando sobre um tal de Vanguard, o anticheat do Valorant.

Eu comecei a ir atrás sobre algumas informações e me mandaram um vídeo em que a pessoa explicava sobre tudo dessa treta que estava rolando, e para minha não-surpresa a China estava por trás disso tudo, novamente. A comunidade gamer de fora cobriu todas essas acusações mas aqui no Brasil praticamente nenhum veículo jornalístico gamer cobriu isso.

Esse monitoramento da China com a Riot é da seguinte forma: não sei se você sabe mas existe uma empresa chamada Tencent, ela é um monopólio gigante lá na China que detém aplicativos como o WeChat (que é o Whatsapp de lá, Facebook também, você entenderam), porém a Tencent também é a maior agência de jogos no mundo. Essa empresa tem 100% das ações da Riot e 40% da Epic Games, duas gigantes empresas, e não empresinhas. Ela também está ligada a Call of Duty, Free Fire, e por aí vai. O curioso é que o CEO dessa empresa faz parte também do Partido Comunista Chinês, que por sua vez também faz parte do Congresso Chinês. No mínimo estranho.

O grande problema desse “anticheat” era que o anticheat rodava em uma camada extremamente baixa do computador, ou seja, é como se o jogo tivesse acesso a raiz de tudo do seu computador, que é o kernel. A comunidade gamer ficou igual aquela foto do Pikachu de boca aberta, incrédula que isso poderia estar acontecendo. Há relatos de jogadores que após fecharem o jogo, os amigos conseguiam ouvir tudo o que o outro amigo falava mesmo após o jogo ter sido fechado. O Lusca Honorato fez um vídeo só sobre isso, clique aqui.

A partir de toda essa maluquice com o Valorant, as pessoas começaram a perceber o óbvio, de que a China está nas nossas vidas, o que não é algo bom.

Como a China monitora o mundo

Antes de falarmos do monitoramento chinês, eu quero dar apenas um contexto para os leitores. Meus queridos, nós estamos falando de uma ditadura totalitária chinesa, que está anexando Hong Kong (inclusive sigam o perfil “Mídia Insurgere, eles cobrem bem isso), que tem mais de um milhão de pessoas em campos de concentração da etnia uigur em Xinjiang e que censura pesadamente qualquer forma de protesto contra essa ditadura e qualquer apologia sobre liberdade, democracia, e etc, essas coisas que nenhum ditador gosta.

Qualquer empresa de tecnologia da China é obrigada pela legislação deles de oferecer chaves de criptografia para a ditadura, ou seja, os dados de usuários podem ser interceptados pelo governo como se fosse algo normal.

A China também emprega mais de duas milhões de pessoas atualmente apenas para controle de internet no país inteiro, isso é maior que a população da Estônia. E força empresas de tecnologia estrangeiras a implementar backdoors em seus produtos para formar essa rede gigantes de dados, tudo na mão de um ditador.

“Mas cara, eu moro no Brasil, tô na China nãokkkkk”

Pois é amigo, você e eu não estamos salvos disso.

Você com certeza já baixou algum software chinês ou alguma VPN. Um exemplo disso é o navegador Opera, que eu não sei se você sabe mas o navegador Opera é de uma empresa chinesa que rouba seus dados também, olha que maravilha. Isso fica ainda pior quando você usa a VPN do navegador, pois todos os dados trafegados agora irão para os servidores deles. Caso você use o navegador Opera, leia este meu artigo sobre VPN’s que lá recomendo o navegador Firefox e explico outras coisas.

Como eu estava falando, a China tem uma legislação específica sobre “segurança digital” (coloque mil aspas em “segurança digital”), ou seja, qualquer produto de origem chinesa está fadado a ter todos os dados do dispositivo enviado para a China, quer alguns exemplos? Vamos lá:

  1. Smartphones como os da Xiaomi vendidos no mundo todo enviam dados;
  2. Carros elétricos também são obrigados a enviar dados para o governo;
  3. Drones da DJI, maior produtora de drones do mundo também enviam;
  4. Notebooks da Lenovo vendidos na China tem backdoors por exigência do governo;
  5. A Huawei está sendo acusado de espionagem e ter muitas ligações com o governo chinês, países como Taiwan e Austrália já baniram a empresa de lá e há outros países que estão pensando em banir também, principalmente quando um funcionário da Huawei foi preso na Polônia por acusações de espionagem;
  6. Você percebe que a coisa fica ridícula quando até robôs aspiradores de pó também enviam dados.
Alguns aplicativos conhecidos de origem Chinesa

Os exemplos acima envolvem obviamente hardware mas vale a mesma coisa para software. Você deve perceber também que empresas como a própria IOBit que já foi citada aqui, Wise, Baidu, Qihoo (360 Mobile Security) e etc nunca mostram o fato de que são chinesas, tentam sempre esconder o máximo o possível disso para os usuários não se desconfiarem com nada.

A conclusão é óbvia, não use qualquer produto, seja ele físico como smartphones ou softwares como os da IOBit de origem ou ligação chinesa.

O monitoramento nesta quarentena

Uma coisa que eu estou gostando muito desta quarentena é o fato das pessoas estarem olhando para coisas tão óbvias e ficando incrédulas que tal coisa existe ou se aconteceu, esse é o caso do Valorant e FaceApp com acusações de espionagem, mas a bola da vez agora é o Tiktok.

O Tiktok tem conquistado muitas pessoas nesta quarentena fazendo passar um pouco o tempo das pessoas, porém eu já desconfiava da confiabilidade na segurança de dados do Tiktok, portanto nunca o baixei, foi aí que percebi que eu estava certo quando começaram a surgir relatos de abusos de segurança digital vindos pela Tiktok. Um usuário do Reddit denunciou a empresa por espionagem de dados, alegando que o aplicativo tenha um algoritmo específico para isso, ele disse também que quando o algoritmo percebe que está sendo analisado, ele muda.

“Um cara no reddit fez engenharia reversa no #TikTok. Aqui está o que ele encontrou nos dados coletados de você.

É muito pior do que apenas roubar o que está na sua área de transferência.”

Logo após o surgimentos desses relatos, o governo Indiano decidiu banir o Tiktok e outros aplicativos de origem chinesa, nos EUA o secretário de Estado Mike Pompeo disse que “os usuários norte-americanos correm risco dos seus dados forem parar na mão do Partido Comunista Chinês”. A Austrália disse que está analisando tudo isso ainda.

Até os Anonymous entrarem nessa e pedem para as pessoas desinstalarem o Tiktok de seus aparelhos por conta da suspeita do governo chinês estar ligado com o tráfego de dados.

O Tiktok é usado como spyware pelo governo chinês. O aplicativo captura não apenas suas informações, mas também as de amigos, familiares e conhecidos. Eles usam essas informações para encontra/espionar pessoas críticas ao PCC; se elas são chinesas ou têm família na China, eles as perseguem. #TiktokBan

Ainda há esperança

Apesar da China estar só se fortalecendo com o tráfego de dados nesta quarentena, estar anexando Hong Kong e o mundo inteiro submisso a eles, há algumas esperanças ainda.

De qualquer forma ou outra, uma hora ditaduras caem. A Iugoslávia caiu, a União Soviética também. Ditaduras precisam se manter a qualquer custo no poder, são ditaduras justamente porque elas sabem que se não usassem da ameaça física e psicológica, o grupo que controla o país cairia.

O que nós precisamos fazer, é lutar. Levar a Verdade até essas pessoas, e enquanto não fazermos isso, vamos ficar no mar degenerativo que a humanidade está. Por mais que você acha que o mundo não há salvação, faça a sua parte. É graças a pessoas como Olavo de Carvalho que o debate político e filosófico reviveu aqui no Brasil. É graças a pessoas como Jordan Peterson que as pessoas começaram a abrir a cabeça na América do Norte, isso por conta de uma pessoa.

Deus quer nos vermos lutando, lutando por Ele, lutando pelo amor Dele, espalhando a Verdade e consequentemente a liberdade que todos querem.

“Lute, lute e lute. Chegará uma hora que mesmo se matarem você, não vão conseguir te apagar da história. Agora não há mais volta para aqueles que querem a abolição moral da humanidade.”

| Artigo última vez editado às 17:03 de 26/09/2020

--

--